Francisco  Cândido Xavier  /  Chico Xavier  

 

 

      No dia 2 de abril de 1910, nasceu, na cidade de Pedro Leopoldo / Minas Gerais,  o maior ícone do Espiritismo brasileiro, Francisco Cândido Xavier  - mais conhecido como "Chico Xavier";  filho do casal João Cândido Xavier (1868 - 1960) e Maria João de Deus (1881 - 1915), que tiveram 9 filhos. 

 

      Chico Xavier despertou sua mediunidade na fase infantil e esta foi mais evidenciada após o desencarne da mãe,  quando contava com apenas cinco anos de idade. Por força circunstancial - em função da impossibilidade do pai criar a prole diante da orfandade materna e da viuvez -, o menino precisou ir morar com sua madrinha - Maria Rita de Cássia -  por 2 anos, nos quais sofreu o abuso da mesma que o tratava com violência, tanto física como moral, abrandadas somente quando o espírito da genitora estabelecia diálogos com o filho vitimado por maus-tratos. Posteriormente, o pai consolidou novo matrimônio e seus filhos foram reintegrados ao núcleo familiar por exigência da esposa, Cidália Batista (1885 - 1931). Chico foi o último dos filhos a retornar ao  lar, recebeu da bondosa madrasta toda a atenção e a afeição, além de mais seis irmãos. 

 

      De origem católica, tendo frequentado a igreja constantemente na infância e adolescência, em 1927 - com 17 anos de idade, se deparou com um problema familiar, possivelmente de origem obsessiva e, diante deste fato, somado às manifestações espirituais precedentes, se entregou à Doutrina Espírita-Cristã. A partir de então - entre o final da década de 1920 e o início da década de 1930 -, as comunicações mediúnicas se tornaram frequentes e provenientes de espíritos diversos,  entabulando  publicações literárias psicografadas contendo elevada qualidade de conteúdo comportamental e informações interdimensionais. Também, nesse período, Emmanuel, seu mentor, se apresentou para Chico e juntos seguiram na promoção e divulgação do Espiritismo.

 

      Chico Xavier cursou apenas os primeiros anos do ensino fundamental e se estabeleceu como escriturário até se aposentar na função, nas anos iniciais da década de 1960. No entanto, antes disso, em janeiro de 1959, se mudou para Uberaba e deu continuidade aos trabalhos iniciados em Pedro Leopoldo. Embora desacreditado no começo da tarefa mediúnica, Chico Xavier, ao longo dos anos, foi se notabilizando tendo sido proclamado "O maior brasileiro de todos os tempos". 

 

      O médium publicou mais de 450 obras literárias com todo o lucro destinado à caridade, sem jamais ter se apropriado de ganhos financeiros provenientes de sua lavra mediúnica. Pelo contrário, por meio de seu trabalho com a espiritualidade alicerçou milhares de pessoas doando os direitos patrimoniais adquiridos através dos livros, sendo esses investidos na fundação ou manutenção de instituições que viabilizam auxílio material e espiritual. Ademais, psicografou milhares de cartas que consolaram famílias enlutadas em função do desencarne de entes queridos.

 

      Chico Xavier, o insigne médium filantropo, desencarnou serenamente, por causas naturais, no dia 30 de junho de 2002, em Uberaba / Minas Gerais - eternizando um legado de genuíno amor ao próximo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier.

 

Todos os direitos reservados.

 

É permitida a reprodução parcial ou total deste texto, desde que haja citação da fonte e a finalidade não seja comercial.